Make your own free website on Tripod.com
XIV Copa do Mundo da FIFA - 1990
Alexandre Guimarães
Home

bg_alexandre.jpg

Alexandre Borges Guimarães (Maceió, 7 de novembro de 1959) é um ex-jogador e atualmente técnico de futebol brasileiro naturalizado costarriquenho.

Chegou aos 11 anos à Costa Rica devido ao trabalho do pai. A cidadania foi adquirida em 1985; Guimarães já havia sido campeão nacional pelo Deportivo Saprissa (clube que por mais tempo ele defendeu) em 1982 e conquistaria outros dois em 1988 e 1989. Guimarães jogou pela Costa Rica a Copa do Mundo de 1990, o primeiro mundial disputado pelo país centro-americano. Não foi o primeiro brasileiro a disputar uma Copa por outro país (o "italiano" Guarisi já o havia feito no de 1934), mas foi o primeiro a jogar contra o Brasil no torneio, o que se deu na primeira fase, com uma derrota honrosa por 1 a 0. A Costa Rica conseguiu passar da primeira fase com vitórias sobre as favoritas Escócia e Suécia, sendo eliminada nas oitavas pela Tchecoslováquia.

Guimarães, que iniciara a carreira em 1979, parou de jogar em 1992. Tornou-se técnico em 1994 e assumiu a Seleção Costarriquenha em 2000, classificando-a para a Copa do Mundo de 2002, fazendo o país voltar às Copas depois de 12 anos. Enfrentou novamente a Brasil, além da China, treinada por Bora Milutinović, que fora seu técnico na Copa de 90. Apesar de não ter feito feio, a Costa Rica acabou eliminada na primeira fase, devido a saldo de gols inferior à dos turcos. Guimarães, que havia deixado o cargo, retornou em 2005 e obteve nova classificação, agora para a Copa de 2006, mas a equipe terminou em último lugar de seu grupo.

Guimarães, que foi a única pessoa da Seleção da Costa Rica presente nas suas três Copas disputadas até então, é atualmente técnico do Panamá.

volta à página inicial