Make your own free website on Tripod.com
XIV Copa do Mundo da FIFA - 1990
Carlos Valderrama
Home

pibe-valderrama1.jpg

Carlos Alberto Valderrama Palacio (Santa Marta, 2 de setembro de 1961) é um ex-futebolista colombiano.

Foi jogador e capitão da seleção colombiana, e fez grande sucesso por sua técnica e seus passes precisos, principalmente nas copas de 1990 e 1994, mas seu principal ano a frente da seleção, foi a eliminatória sulamericana no ano de 1993 onde a seleção colombiana fez uma das suas melhores apresentações, após o destaque nas copas de 1990 e 1994 Valderrama foi atuar na Major League Soccer durante os anos de 1996 até 2004 tornando-se um dos grandes ídolos da recém formada liga americana. Despediu-se do futebol em 1 de Fevereiro de 2004, já com 42 anos.

Valderrama não se destacou apenas por seu futebol, ele também ficou muito conhecido pela sua vasta cabeleira loira.

No MLS All-Star, o "jogo das estrelas" da Major League Soccer (MLS), a liga de futebol norte-americana, Valderrama foi eleito o melhor jogador da partida em 1996 e 1997. É, até agora, o jogador que mais vezes ganhou essa premiação.

Às vésperas da Copa do Mundo de 1998 na França, Valderrama corria o risco de não poder jogar o torneio. Segundo o governo francês, ele devia cerca de US$ 110 mil em impostos não pagos ao fisco local, referentes à época em que atuou na equipe francesa do Montpellier. A Federação Colombiana de Futebol foi obrigada a arcar com a dívida para que Valderrama pudesse jogar a Copa do Mundo.

Recentemente Valderrama ganhou dois títulos: o de maior jogador da história do futebol colombiano e o de doutor honoris causa em Tecnologia em Educação Física, Recreação e Esportes da Universidade de Magdalena da Colômbia.

volta à página inicial