Make your own free website on Tripod.com
XIV Copa do Mundo da FIFA - 1990
René Higuita
Home

rene_higuita_exculpado.jpg

José René Higuita Zapata, mais conhecido somente como Higuita (Medellín, 28 de agosto de 1966), é um ex-goleiro e que defendeu a seleção da Colômbia na copa de 1990 como titular.

Higuita ficou muito conhecido por seu estilo "louco" de jogar, que as vezes interferia no resultado do jogo. Higuita saia da sua área, jogando na linha, batia faltas, pênaltis, e ficou muito famoso por fazer a defesa escorpião, onde ele se joga para frente defendendo a bola com os pés.

Começou sua carreia no Millonarios. Em 1986, transferiu-se para o Atlético Nacional onde ganhou seus principais títulos: Copa Libertadores da América (1989), Copa Interamericana (1990) e o Campeonato Colombiano (1994). Em 1991, transferiu-se para a equipe espanhola Real Valladolid, mas não se adaptou e voltou para o Atlético Nacional e foi vice-campeão da Libertadores em 1995. Em 1997, vai para o México jogar no Tiburones Rojos. Retorna à Colômbia em 1999 para jogar no Independiente Medellín e com rápidas passagens no Real Cartagena, Atlético Junior, Deportivo Pereira e Bajo Cauca antes de ir para a Equador jogar no Aucas em 2004. Nesse mesmo ano é pego no exame antidoping que detectou traços de cocaína e foi suspenso. Retornou ao futebol para jogar no Guaros de Lara, da Venezuela, em julho de 2007. Volta para a Colômbia em 2008 e torna-se campeão da série B do Campeonato Colombiano com o Deportivo Rionegro. Nesse mesmo ano volta a jogar no Deportivo Pereira da primeira divisão. Atualmente é preparador de goleiros do Real Valladolid.

Pela Seleção da Colômbia, Higuita jogou 68 partidas, marcou 3 gols e participou da Copa do Mundo de 1990.

Recentemente, Higuita fez uma cirurgia plástica e retornou ao futebol, defendendo o Deportivo Rionegro.

No jogo contra a seleção de Camarões, Higuita estava carregando a bola quando perdeu-a para para Roger Milla, que marcou o gol da vitória e eliminou a Colômbia do Mundial de 90. Higuita sofreu muita censura por parte dos torcedores do seu país mas ainda no decorrer de sua carreira marcou 41 gols. 

Higuita também realizou, em uma partida amistosa entre sua seleção da Colômbia e a seleção da Inglaterra, em Wembley, a defesa do escorpião que consistiu em pular e colocar as pernas atrás das costas, como a cauda de um escorpião, bloqueando o cruzamento errado do jogador inglês Jamie Redknapp.

Em 1991, em uma atitude muito polêmica, Higuita foi visitar na prisão o chefe do Cartel de Medellín, Pablo Escobar, chefe do tráfico de drogas, de quem se dizia amigo pessoal.  

Em 1993, Higuita foi preso acusado de participar de um sequestro, mas foi libertado em seguida. Essa prisão lhe custou a participação com a seleção de seu país na Copa do Mundo de 1994.

Em 2005, Higuita participou de dois reality shows da televisão colombiana.

volta à página inicial