Make your own free website on Tripod.com
XIV Copa do Mundo da FIFA - 1990
Gennadiy Litovchenko
Home

8ebfcfa288adidasc0d6c7f2c0d62.jpg

Gennadiy Vladimirovich Litovchenko ou Hennadiy Volodymyrovych Lytovchenko - respectivamente, em russo, Геннадий Владимирович Литовченко e, em ucraniano, Геннадій Володимирович Литовченко (Dniprodzerzhyns'k, 11 de setembro de 1963) - é um ex-futebolista ucraniano.

Começou a carreira no Dnipro Dnipropetrovs'k, em 1981. Participou da primeira das duas conquistas do clube no campeonato soviético, em 1983, quando o Dnipro tornou-se o terceiro clube ucraniano a faturar o título. Em 1988, ele e seu colega Oleg Protasov foram contratados pela potência Dínamo Kiev, mas ironicamente foi o Dnipro quem conquistou, novamente, o campeonato nesse ano. No Dínamo, Lytovchenko conquistou o campeonato de 1990, o que faz do clube o mais vitorioso da Liga Soviética, ultrapassando o Spartak Moscou.

Lytovchenko estreou pela União Soviética em 1984, ano em que foi eleito o melhor jogador da República Socialista Soviética da Ucrânia e do país. Pela Seleção Soviética, foi às Copas do Mundo de 1986 e 1990 e foi vice-campeão na Eurocopa 1988. Com o fim da União Soviética, foi um dos veteranos a defender a recém-criada Seleção Ucraniana.

Atualmente, é técnico da equipe B do Dínamo Kiev.

volta à página inicial