Make your own free website on Tripod.com
XIV Copa do Mundo da FIFA - 1990
Oleg Kuznetsov
Home

kuznetsov.jpg

Oleg Vladimirovich Kuznetsov ou Oleh Volodymyrovych Kuznetsov - respectivamente, em russo, Олег Владимирович Кузнецов e, em ucraniano, Олег Володимирович Кузнєцов (Magdeburgo, 22 de março de 1963) - foi um futebolista da antiga União Soviética, mas nascido na antiga Alemanha Oriental.

O volante, de etnia ucraniana, começou no pequeno Desna Chernihiv, em 1981. Chamou a atenção do poderoso Dínamo Kiev, para onde se transferiu em 1983, participando ativamente dos tempos de ouro do maior clube da Ucrânia, onde conquistou uma Recopa Européia, em 1986, e três campeonatos soviéticos, o último em 1990, transferindo-se em seguida para o Glasgow Rangers.

Não teve muita sorte no futebol escocês: se lesionou já em seu segundo jogo, tendo de parar por um ano. Quando se recuperou, já não tinha mais espaço na equipe, mas só em 1994, após a conquista de três campeonatos escoceses, transferiu-se para outro clube, indo jogar em Israel, onde ficou por uma temporada no Maccabi Haïfa. Voltou para a Ucrânia, onde encerrou a carreira em 1997, como jogador do Arsenal Kiev (à época, CSKA-Borysfen Kiev).

Pela Seleção Soviética, esteve presente nas Copas do Mundo de 1986 e 1990, sendo vice-campeão na Eurocopa de 1988 e jogou também pela breve seleção da CEI, na Euro 1992. Ao contrário de outros ucranianos, decidiu não jogar pela Rússia, sendo um dos líderes da Seleção Ucraniana nos tempos de independência recente, jogando por ela até 1995.

Atualmente, está presente nas comissões técnicas de Oleg Blokhin, integrando o grupo técnico de seu ex-colega de Dínamo e Seleção Soviética na Copa do Mundo de 2006 (com a Ucrânia) e, posteriormente, no Moscou (na passagem de Blokhin pelo clube russo em 2008).

volta à página inicial