Make your own free website on Tripod.com
XIV Copa do Mundo da FIFA - 1990
Enzo Scifo
Home

scifo_enzo_19980529_nf_l.jpg

Vincenzo "Enzo" Scifo (La Louvière, 19 de fevereiro de 1966) é um ex-futebolista belga.

Atuou em quatro copas (1986, 1990, 1994 e 1998), tendo se consagrado no RSC Anderlecht. Ele jogou também por Inter de Milão, Monaco e Torino. Era meio-campista, pelo setor central.

Scifo começou a jogar pela equipe infantil da sua cidade natal, aos nove anos. Foi apelidado de "Pequeno Pelé", ao fazer 432 gols em quatro temporadas na juventude. Já com 17 anos estréia no Campeonato Belga de Futebol, pelo RSC Anderlecht, e um ano depois a seleção nacional já contava com ele para os campeonatos europeus. Scifo era um dos jovens futebolistas que mais prometia, e os principais clubes da Europa lutavam para tê-lo.

Após ficar no Anderlecht por muitos anos, militou no Bordeaux e Auxerre (França), conseguiu alguns êxitos na Itália com a Internazionale e com o Torino, e novamente na França, dessa vez pelo Monaco.

Depois de dez anos, Enzo Scifo retornou ao seu querido Anderlecht, mas ele acerta um contrato com o Charleroi SC, onde acabou fechando a carreira em virtude de uma lesão no quadril.

Cinco anos depois de sair dos gramados, Enzo Scifo voltou ao futebol em 2005, jogando pelo Maccabi Haïfa (Israel), saindo seis meses depois. Ele atuou por três clubes do Vietnã em 2006, mas não teve muito brilho. Em 2007, conquistou seu último título: venceu a Copa dos Campeões, já aos 41 anos de idade (considerado um recorde), pelo Maccabi Hebron. Em maio, Scifo assinou seu derradeiro contrato com o Las Palmas (Espanha), onde encerrou sua modesta carreira.

Scifo disputou quatro Copas. Em 1986, ele foi uma das peças-chave da Seleção Belga de Futebol que ficou em terceiro lugar. Em 1990, fez um dos gols mais importantes da carreira, contra a decadente Seleção Uruguaia de Futebol. Em 1994, não foi muito brilhante. Já em 1998, ficou no banco.

volta à página inicial