XIV Copa do Mundo da FIFA - 1990
Lubomir Moravcik
Home

moravcik-slovakia2.jpg

Ľubomír Moravčík (Nitra, 22 de junho de 1965) é um ex-futebolista e atualmente técnico de futebol eslovaco.

Após sete anos (1983-1990) no Plastika Nitra seguidos de seis (1990-1996) no Saint-Étienne, Moravčík obteve maior visibilidade no Celtic, da Escócia. Formou grande dupla de ataque com o sueco Henrik Larsson nas quatro temporadas em que passou na equipe de Glasgow, conquistando a torcida logo em sua estréia, ao marcar seus dois primeiros gols no clube logo no superclássico contra o Rangers, em jogo que terminaria 5 a 1.

No Celtic, Moravčík ganharia seus únicos títulos: dois campeonatos escoceses, uma Copa da Escócia e duas Copas da Liga Escocesa. Saiu do clube em 2002 e ainda naquele ano encerrou a carreira, no JEF United Ichihara, do Japão.

Moravčík jogou a Copa do Mundo de 1990, a última disputada pela Seleção da Tchecoslováquia. Acabaria marcado negativamente após ser expulso por reclamação após a não-marcação de um susposto pênalti sobre ele no jogo contra a futura campeã Alemanha Ocidental, nas quartas-de-final, quando sua equipe foi eliminada.

A Tchecoslováquia oficializou sua divisão no primeiro dia de 1993. Como a seleção nacional já disputava as Eliminatórias para a Copa do Mundo de 1994, tchecos e eslovacos continuaram a jogar juntos em uma mesma equipe, mas a classificação não veio: precisavam, na última rodada, vencer os belgas fora de casa; empataram sem gols.

A separação das seleções veio finalmente em 1994, e Moravčík, descrito por Zinédine Zidane como o melhor meia ofensivo que viu jogar, tornaria-se o jogador que mais vezes defendeu a Seleção Eslovaca, pela qual jogou até 2000.

Treinou de 2005 a 2008 a seleção sub-17 da Eslováquia.

volta à página inicial