Make your own free website on Tripod.com
XIV Copa do Mundo da FIFA - 1990
Ilie Dumitrescu
Home

dumitrescu.jpg

Ilie Dumitrescu (nascido em 6 de janeiro de 1969 em Bucareste) é um ex-jogador romeno que atualmente é treinador.

Formava o fabuloso trio romeno que liderou a seleção nas Copas de 1990 e 1994 com Gheorghe Hagi e Florin Răducioiu.

Dumitrescu começou a jogar aos 8 anos na academia do Steaua Bucaresti, estreando na Divizia A emprestado ao Olt Scorniceşti em 1987. No Steaua que havia ganho a UEFA Champions League no ano anterior não havia lugar para um garoto de 18 anos. Mas no Olt Scorniceşti a coisa era diferente. Ele estreiou como ponta esquerda, que não era sua posição favorita, pois ele era um jogador criativo. Durante este tempo no Olt Scorniceşti o famoso técnico Romeno Mircea Lucescu previu uma grande e frutífera carreira.

Foi como previsto. De volta ao Steaua, aos 19 anos, se tornou parte fundamental da equipe com Marius Lăcătuş e Gheorghe Hagi.

Fez sua estréia na seleção nacional de seu país em 1989, como reserva num jogo contra a Grécia. Dali para a Copa do Mundo de 1990 foi um pulinho.

Em 1993 ganhou, como capitão, o Campeonato Romeno, e levou a equipe às Quartas de Final da Recopa.

Em 1994, já mis maduro liderou sua seleção na Copa do Mundo, que chegou às Quartas de Final, batendo a Argentina com dois gols dele. Jogou ainda no Tottenham Hotspur e no West Ham United, ambos da Inglaterra, no Sevilla da Espanha, no Atlante e no América do México e encerrou a carreira em 1998 no Steaua. Pela seleção foram 62 jogos e 20 gols. Na carreira ao todo em 353 partidas, marcou 102 gols.

volta à página inicial