Make your own free website on Tripod.com
XIV Copa do Mundo da FIFA - 1990
Dejan Savicevic
Home

savicevic.jpg

Dejan Savićević (Podgorica, 15 de setembro de 1966) é um ex-futebolista montenegrino.

Savićević começou a carreira em 1982, no Budućnost Titogrado. Na época, Podgorica se chamava Titogrado, e Montenegro fazia parte da Iugoslávia. Ele se tornou rapidamente um dos jogadores mais populares do país, e o Crvena Zvezda de Belgrado o contratou.

De 1989 a 1992, Savićević militou no clube da capital, conquistando os três campeonatos iugoslavos que disputou pela equipe, e também a Copa dos Campeões da UEFA de 1991, o mais importante título de um time iugoslavo.

O auge da carreira de Savićević ocorreu no Milan, que o contratou em 1992. Pelo time italiano, disputou 84 jogos, e fez 29 gols, inclusive um na final da Copa dos Campeões de 1994, quando, pelo Milan, sagrou-se pela segunda vez campeão do mais importante torneio europeu ao participar da goleada sobre o Barcelona de Romário e Hristo Stoichkov por 4 a 0.

Savićević voltou ao Crvena Zvezda, mas não teve sucesso, disputando três jogos e sem fazer gols. Pouco tempo depois, ele foi para a Áustria jogar no Rapid Vienna. Jogou no time da capital austríaca até 2001, quando encerrou a carreira, aos 35 anos.

No total, Dejan Savićević disputou 378 partidas, fazendo 162 gols.

Savićević jogou duas Copas do Mundo: a de 1990, na Itália, e a de 1998, na França. Apesar do sucesso no Milan, não pôde jogar a Copa de 1994, devido à suspensão da Seleção Iugoslava imposta pela FIFA devido às guerras de independência no país.

Savićević foi, ao lado dos sérvios Dragan Stojković e Dragoje Leković, o único a ter disputado Copas pelas duas seleções da Iugoslávia.

No mesmo ano em que parou de jogar, tornou-se técnico da Seleção Iugoslava, permanecendo no cargo, até 2003, já da Seleção Servo-Montenegrina. Não tendo obtido a classificação para a Copa do Mundo de 2002 e a Eurocopa 2004, foi dispensado.

Desde 2004, quando foi eleito, Savićević é o presidente da Associação de Futebol de Montenegro, ainda antes da independência do país.

volta à página inicial