Make your own free website on Tripod.com
XIV Copa do Mundo da FIFA - 1990
Pat Bonner
Home

bonnera.jpg

Patrick "Packie" Joseph Bonner (Cloughglass, 24 de maio de 1960) é um ex-goleiro irlandês.

Nascido em parte do Ulster que permaneceu em território da República da Irlanda, também era conhecido como Pat Bonner, tendo provavelmente adotado também o apelido Packie para diferenciar-se de Pat Jennings, também goleiro e astro da Irlanda do Norte.

Bonner começou nas divisões de base do Leicester City, assinando com o Celtic quando tinha 18 anos, sendo a última contratação supervisionada pelo mítico Jock Stein no clube de Glasgow. Nos Bhoyz, jogaria por 17 anos, em um total de 642 jogos, 483 deles na Liga Escocesa, que venceria quatro vezes. Saiu em 1995 após vencer pela terceira vez uma Copa da Escócia, indo jogar por três anos no Kilmarnock. Saiu deste em 1998 para jogar sua última temporada, no Reading.

Packie Bonner defendia a Irlanda desde 1981, sendo um dos mais veteranos dos elencos que classificaram-se para os três primeiros torneios disputados pela Seleção Irlandesa: a Eurocopa 1988, a Copa de 1990 e a Copa de 1994. Bonner foi o goleiro titular nas três competições. No mundial de 1990, virou herói ao defender cobrança de pênalti do romeno Daniel Timofte nas oitavas-de-final, classificando seu país para as quartas-de-final (onde seriam eliminados pelos anfitriões italianos) logo em sua primeira Copa. Já na Copa de 1994, virou vilão ao cometer uma das falhas mais bizarras de um goleiro em Copas ("frango", em expressão brasileira), ao espalmar para as próprias redes chute defensável do holandês Wim Jonk, nas oitavas.

volta à página inicial