Make your own free website on Tripod.com
XIV Copa do Mundo da FIFA - 1990
Paul Gascoigne
Home

gascoigne_300x400.jpg

Paul John Gascoigne (Duston, Inglaterra, 27 de maio de 1967) — chamado também de Gazza — é um ex-futebolista e técnico de futebol da Inglaterra, e reconhecido como um dos mais talentosos de sua geração. É pai da atriz Bianca Gascoigne.

Gascoigne iniciou a carreira no Newcastle United em 1985. Depois passou pelos clubes do Tottenham Hotspur, Lazio, Glasgow Rangers, Everton e Burnley. Neste último, fez quatro jogos e se aposentou do futebol, planejando o retorno após a Copa do Mundo de 2002.

Foi convocado para a Copa do Mundo de 1990. Na semifinal, contra a Alemanha Ocidental, acabou sendo centro de uma das imagens mais marcantes da história da Copa do Mundo: após uma disputa de bola contra um adversário, foi advertido com cartão amarelo pelo árbitro brasileiro José Roberto Wright, significando que, se a Inglaterra vencesse, Gascoigne ficaria de fora da final por ser seu segundo amarelo na Copa. Ciente disso, começou a chorar compulsivamente. O Mundial de 1990 foi o único de sua carreira; a Inglaterra não se classificou para a Copa do Mundo de 1994 e na Copa do Mundo de 1998 ele foi barrado pelo técnico Glenn Hoddle.

Em seu retorno ao futebol, Gascoigne atuou na China, no modesto Gansu Tianma, e no Boston United. Depois disso, se despediu oficialmente como jogador de futebol.

Após largar a carreira de jogador, Paul Gascoigne se aventurou como técnico. Ele treinou o Kettering Town . Hoje em dia, sua vida é conturbada por notícias de envolvimento seu com drogas e até suposições de sua morte.

volta à página inicial